Return to site

Preciso que respires

· habilidade,corpo,yoga,respiração,desenvolvimento

Uma das instruções que meus clientes mais ouvem é: agora, respira.

"Respira ampliando as costelas, sentindo que você enche de ar, ao inspirar, até a base das costelas. E cada vez que você exala, naturalmente, tudo se recolhe."

E assim acontece nas sessões individuais que tratam sobre aprofundar as percepções e sensações ao próprio corpo, nas sessões de atendimentos clínicos fonoaudiológicos e nas sessões específicas de aprimoramento de fala.

Porque respiração é base de todo processo expressivo.

E ela é tão alicerce de minha vida que por horas meu foco passa a ser exalar prolongadamente em mergulho, ou atravessar a piscina controlando o tempo das braçadas e a quantidade de ar disponível para seguir com a cabeça embaixo d'agua.

Cada gesto, e cada movimento, flui acompanhando movimentos respiratórios que demarcam a potência e a velocidade do corpo como um todo, e do aparato vocal, especificamente.

Fisiologicamente, a respiração define capacidades de sustentação tanto de gesto quanto de fala, e amplificar estas capacidades, ou, o exercício que envolve respiração, além de nos tornar mais hábeis para sustentar a prosódia de uma fala, nos torna hábeis em utilizar a precisão dos gestos a nosso favor. Gestos que demonstram emoções perfeitamente conectadas ao que temos para expressar.

Num nível ainda um pouco mais sutil (que podemos também chamar de íntimo) a respiração nos conecta profundamente com nosso processos mentais. Que ora se mostram avalanches de informações, ora mar clamo e profundo.

Respiração é o fio condutor de todos os processos que envolvem algum nível de comunicação consigo e de relação com o outro.

É preciso domar a respiração para domar pensamentos revoltos e emoções destrutivas.

É preciso domar a respiração para conduzir a expressão de tudo o que gostaríamos de dizer e que fica travado, no corpo ou na voz...

Agora, respira... aproveita e... respira.

Erica Martinovski _ da Corpo e Fala.

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly