Return to site

O corpo

uma ferramenta de transformação e do viver bem

· comportamento,desenvolvimento,habilidade,corpo,yoga

Quase todas as pessoas que passam por algum tipo de processo aqui na Corpo e Fala, em algum momento, irão precisar utilizar sei próprio corpo como uma ferramenta que desenvolve alicerce nas mudanças e na construção de qualidade de vida.

Muitos anos atrás, antes mesmo de eu completar minha formação em fonoaudiologia, estudei yoga e meditação com muitos professores queridos.

E pratiquei muuuito. Participei de muitos retiros e mergulhei muito profundamente em meu corpo, em minha mente e minhas emoções. Porque cada prática, que sugeria posturas não cotidianas e o desenvolvimento das capacidades de respiração e manejo da mente, me colocava mais em contato com sensações, crenças e emoções.

Como em um processo de limpeza, que você precisa levantar todos os tapetes e limpar todos os cantos, as práticas, antes de trazerem uma incrível sensação de bem-estar, traziam tudo que eu não percebia e não lidava conscientemente. Me levavam a lidar com minhas dores, minhas inconsistências e meus gaps de desenvolvimento. As práticas, ao mesmo tempo que despertam corpo e mente, conduzem o exercício direto do desapego, inclusive ao que não nos faz bem (sim, porque ficamos apegados ao que não faz bem também...)

Mas não foi no yoga que encontrei o suficiente para fazer mudanças profundas que eu necessitava. Meu corpo era, e continua sendo, de uma sensibilidade imensa. O que me levou a buscar terapias diferenciadas, como a terapia corporal, Também fiz formações nessas técnicas e fui, cada vez mais, aprofundando o trabalho sobre o corpo que expressa. Necessidades, sentimentos, traumas, limitações e crenças.

Inserir práticas corporais nos processos possibilitam que as informações sejam absorvidas e expressas com um alicerce concreto. É possível conectar conceitos subjetivos à percepções corporais ( despertados pela Inteligência Corporal - leia mais sobre Howard Gardner e a teoria das Inteligências Múltiplas) como: equilíbrio, estabilidade, força, resistência, resiliência, foco, concentração e manejo de uso do estritamente necessário apenas para resolver a questão central de qualquer desafio (quando, por exemplo, precisamos nos equilibrar na base do corpo elevando as pernas e sustentando os braços no ar, ao lado do corpo, em uma postura que no yoga chama-se navásana; e a partir da sustenção inicial descobrimos que o equilíbrio de forças dá uma leveza incrível, que nosso abdomen vai ser muito solicitado, enquanto nossos ombros precisam ficar relaxados num peito aberto...haja manejo de resolução de problemas :)

Muitos conceitos de habilidades podem ser desenvolvidos utilizando o corpo como ferramenta de transformação e concretização de aprendizados. Muito da ação corporal mostra instantaneamente o fluxo de pensamentos envolvido naquele momento, e as emoções conectadas. Aqui na Corpo e Fala, esse cuidado profundo com o corpo e a ação é indispensável, nas práticas de yoga, nas sessões individuais ou mesmo em cursos específicos como o LOWpress, que treina a resolução de problemas complexos com uma visão ampliada a respeito do corpo, das ações e das conexões mentais.

Corpo vivo, desperto e atuando a nosso favor, para gerar transformação estável e amplificada.

Erica Martinovski _ da Corpo e Fala

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly